sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quem somos



O Projeto Axé foi criado em 1990 pelo ítalo-brasileiro Cesare de Florio La Rocca.

É uma organização não governamental (ONG) que atua em Salvador no resgate de crianças, adolescentes e jovens que vivem na periferia ou em situação de risco.


V
isa dar uma formação profissional permitindo a inclusão social através da arte-educação.


A
metodologia do Projeto é baseada nos fundamentos ideológicos do educador Paulo Freire, contendo educação pedagógica, artesanato, dança (balé clássico, dança indígena, dança africana), capoeira, pintura, música (aprendem a tocar sax, pistom ou participar do coral) e o ambiente social que é a própria cidade soteropolitana.


A
tualmente na ONG participam o total de 1.100 meninos e jovens, entre idades de quatro a 11 anos. Os que possuem idades de 18 e 19 anos, estão se estruturando para deixar o projeto. Também há outros com idades de 23 e 24 anos que permanecem no Axé, devido a profissionalização em dança e música, dando continuidade ao que iniciaram.


A
arte-educação é a ferramenta utilizada para inclusão social do público-alvo atendido.O responsável é o assessor da coordenação de formação, Caubi Nova.

O projeto não adotou o perfil assistencialista, não faz caridade. Trabalha de forma a conscientizar os jovens e crianças das situações anti-sociais em que vivem, com diálogos e conselhos, deixando partir destes, o interesse de se integrar à instituição. Esse processo de “sedução” é feito nas ruas, local principal onde essas crianças e jovens fazem a moradia.

O Projeto Axé intenciona estimular a arte e a educação aos meninos e meninas pertencentes a uma maioria excluída, dando-lhes acesso ás diversas linguagens artísticas que possibilita aos agregados da instituição a pensarem nos próprios projetos de vida para o futuro. É a alavanca para o progresso de cada um. A intenção é educar através de manifestações culturais, dando-lhes oportunidades de retorno imediato a inclusão social.

Axé Buzu - ônibus adaptado com biblioteca, equipamentos de som, televisão, vídeo e espaço para apresentações de atividades lúdico-pedagógicas.


O veículo foi inaugurado em 22 de dezembro de 1998, para auxiliar as ações dos educadores no resgate de crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social.

No interior do Axé Buzu, a criança e o adolescente têm a oportunidade de desenvolver várias atividades que contribuem para sua inclusão na sociedade, resgate da cidadania, além de transportar sonhos, novos projetos e um futuro, para a VIDA.

Curiosidade:


Poder de orixá + palavra sagrada = A
Axé, palavra yorubá que significa:
A – nós
Xé - realizar.
Poder de realização através da força da natureza, energia vital (da água, terra, ar e do fogo) junto à crença nos Orixás e Ancestrais. Quando se deseja axé a alguém, pretende-se que tal pessoa seja “abençoada” pelas forças místicas dos orixás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário